Mini Glossário da Anatomia do Tórax no Raio X

Na anatomia do tórax é muito comum nos confundirmos com alguns termos na radiologia, até mesmo por alguns serem bastante estranhos.

A princípio, na anatomia do tórax existem várias nomenclaturas específicas e por ser algo importante, decidimos preparar um glossário para você entender um pouco mais sobre cada nome.  

Embora pareça difícil aprender ou decorar estas estruturas do tórax, hoje você verá que é possível entender quais são elas e como elas funcionam em um Raio-X.

Anatomia do Tórax - IMAG
Anatomia do Tórax – IMAG

Em seguida, o glossário da anatomia do tórax que preparamos para você:

Ápice PulmonarÉ a extremidade do pulmão, começando a partir da base do pescoço. Alcança 2,5 a 4 cm acima do nível do esterno e da primeira costela.
Articulação EsternoclavicularFaz a ligação entre o membro superior e o esqueleto axial, que é a cabeça e tronco. Essa articulação permite realizar movimentos de elevação, depressão, protração, rotação e retração.
Articulação da Aorta
EscápulaA escápula é um osso plano e triangular que encontra-se entre a segunda e a sétima costelas. Retém duas superfícies (ventral e dorsal), três bordas (superior, lateral e medial) e três ângulos (superomedial, inferomedial e lateral)
Processo TransversoSão pontos de ligação de músculos e ligamentos. O processo transverso de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes nas vértebras.
Clavícula A clavícula é um osso longo que possui uma dupla curvatura que articula o esterno com a escápula, compondo a cintura escapular. Ela liga os membros superiores ao tronco. 
TraquéiaA traquéia é um tubo oco e localiza-se entre a laringe e os brônquios. Ela é formada por cartilagens e músculos e sua função principal é conduzir o ar do ambiente externo para dentro dos pulmões.
MediastinoO mediastino é um espaço que separa as duas cavidades pleurais. Posiciona-se longitudinalmente entre elas na posição sagital mediana, estende-se de forma súpero-inferior a partir da abertura torácica superior até o diafragma, ântero-posterior a partir do esterno até os corpos das vértebras torácicas e de forma lateral entre as pleuras mediastinais das cavidades pleurais adjacentes.
DiafragmaO diafragma é uma camada musculotendinosa e possui três partes musculares, sendo elas esternal, costal e lombar:
Parte esternal: Origina-se na parte posterior do apêndice xifóide.Parte costal: Origina-se nas superfícies internas das cartilagens costais inferiores e costelas 7-12. Forma um desenho semiesférico formando a cúpula diafragmática direita e esquerda, onde a cúpula direita se posiciona ligeiramente mais acima do que a esquerda devido a presença do fígado na região direita e pela presença do pericárdio na região esquerda.Parte lombar: Origina-se nas vértebras lombares de L1 a L4 formando os pilares diafragmáticos. 
Ângulo/Seio CostofrênicoO ângulo ou seio costofrênico é o cantinho do pulmão e fica entre o diafragma e a costela. Os ângulos costofrênicos devem ser agudos, pois sua opacificação ou velamentos podem indicar derrame pleural.
Átrios Direito e EsquerdoOs átrios dividem-se em direito e esquerdo, correspondentes aos lados direito e esquerdo do coração. Situam-se logo acima dos ventrículos cardíacos e são separados pelas valvas cúspides. Os átrios são formados e sustentados por fibras musculares endocárdicas rígidas, que envolvem completamente o sangue conforme ele circula através das câmaras atriais. 
Ângulo Cardiofrênico
CostelasAs costelas formam-se em 12 pares. São ossos alongados, em formato de semi-arcos que ligam as vértebras torácicas ao esterno.
As costelas classificam-se em:
7 pares verdadeiras: articulam-se diretamente ao esterno.3 pares falsas propriamente ditas: cartilagens (articulam-se indiretamente).2 pares falsas flutuantes: são livres. 
1ª Costela (Face Superior)Sulco Ventral – passagem da veia subclávia.Tubérculo Escaleno – inserção do músculo escaleno anterior.Sulco Dorsal – passagem da artéria subclávia.Tubérculo do Músculo Escaleno Médio. 
2ª a 12ª Costela (Extremidade Posterior)Cabeça da Costela – parte da costela que articula-se com a coluna vertebral (vértebras torácicas).Fóvea da Cabeça da Costela. Colo da Costela – porção achatada que se estende lateralmente à cabeça.Tubérculo da Costela – eminência na face posterior da junção do colo com o corpo.Fóvea do Tubérculo da Costela.Ângulo Costal.
2ª a 12ª Costela (Corpo) (Diáfise)Face InternaFace Externa Borda Superior Borda InferiorSulco Costal – 2 veias, 1 artéria, 1 nervo intercostal.
PulmãoSituam-se nas cavidades laterais do tórax, sobre o diafragma, revestidos pela pleura e dividido em lobos; promovem as trocas gasosas, fornecendo oxigênio a todo o corpo e eliminando o gás carbônico.
Ventrículo EsquerdoO ventrículo esquerdo localiza-se abaixo do átrio esquerdo. Entre eles se encontra a valva mitral, com apenas duas cúspides. O ventrículo esquerdo deságua na aorta, de quem é separado pela valva aórtica. Além disso, o ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito, pois realiza contrações mais fortes para distribuir o sangue para todo o corpo.
Carina da Traquéia A carina é o ponto de bifurcação da traquéia. Inicia-se após a laringe e desce pela parte central do pescoço, terminando no peito, por trás da parte superior do esterno, onde se divide para formar os dois brônquios principais. 
Veia Cava SuperiorA veia cava superior localiza-se na porção superior do mediastino médio, recebendo, assim, a drenagem venosa da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica. Possui cerca de 7 cm, deságua no átrio direito e é formada pela fusão das veias braquiocefálicas direita e esquerda. 
Tronco PulmonarTronco arterial que começa a partir do ventrículo direito e, após um curto trajeto, divide-se por baixo da croça da aorta nas artérias pulmonares direita e esquerda.
Artéria Pulmonar DireitaSe divide em dois grandes ramos ao emergir atrás da veia cava superior. Um linfonodo ocupa geralmente a bifurcação. O ramo superior, que é o menor dos dois, vai para o lobo superior e se divide habitualmente em dois outros ramos, que suprem a maior parte desse lobo. O ramo inferior desce anteriormente ao brônquio intermediário e imediatamente posterior à veia pulmonar superior. Ele emite um pequeno ramo recorrente para o lobo superior, e então, no ponto em que a fissura horizontal encontra a fissura oblíqua, ele emite anteriormente o ramo ao lobo médio e posteriormente o ramo ao segmento superior do lobo inferior.Ele continua por uma curta distância antes de se dividir e suprir o restante dos segmentos do lobo inferior.
Artéria Pulmonar EsquerdaSurge da concavidade do arco aórtico e desce anteriormente à aorta ascendente para entrar na fissura oblíqua. Os ramos da artéria pulmonar esquerda são extremamente variáveis. O primeiro e maior ramo é emitido geralmente para o segmento anterior do lobo superior esquerdo. Antes de chegar à fissura oblíqua, a artéria emite um número variável de outros ramos para o lobo superior e, ao entrar na fissura, ela supre geralmente um grande ramo do segmento superior do lobo inferior. Os ramos lingulares se originam na fissura e o restante do lobo inferior é suprido por muitos ramos com padrões diversos e únicos em cada indivíduo.
Aorta DescendenteA aorta descendente situa-se posteriormente no tórax, próxima à coluna vertebral, para a qual fornece suprimento sanguíneo.
Hilo PulmonarA região do hilo encontra-se na face mediastinal de cada pulmão. Os hilos são formados pelas estruturas que chegam e saem deles, como: brônquios principais, artérias e veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos.
Veia ÁzigosVeias situadas na região posterior e inferior do tórax que nascem nas lombares. A veia grande ázigos recebe as intercostais direitas e a veia pequena ázigos recebe o sangue das intercostais esquerdas e desemboca na grande ázigos, que, por sua vez, vai desembocar na veia cava superior.
VértebrasAs vértebras são cada um dos ossos que compõem a coluna vertebral. Geralmente os seres humanos possuem 33 vértebras 
Linha Ázigo-EsofágicaAs linhas da pleura parietal cobrem ambas cavidades torácicas e mediastino
HemidiafragmaO hemidiafragma pode ser a metade direita ou esquerda do diafragma.
Zona SuperiorRegião acima dos Hilos
Zona MédiaRegião entre os Hilos e Ângulo Cardiofrênico
Zona InferiorRegião dos Ângulo Cardiofrênico
Janela AP
Faixa ParatraquealFormada pela parede traqueal, tecido conjuntivo e adiposo mediastínico e pleura para-traqueal
Espaço RetrocardíacoFaz parte da Pleura Parietal Mediastinal
Cólon TransversoO cólon transverso atravessa a cavidade abdominal. Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. 
Botão AórticoGeralmente o botão aórtico marca a sede da constrição

Bem, a anatomia do tórax é um assunto longo, porém, esperamos que este glossário tenha te ajuda a entender um pouco mais deste mar de nomes diferentes rsrs.

Se quiser se uma ajuda bem direcionada sobre anatomia do tórax e covid-19, dê uma olhada no material abaixo.

Compartilhamos Nossa Experiência e Truques Usados no Dia a Dia Para Você Interpretar Raio X com Rapidez!

Em resumo, nós criamos um curso rápido onde compartilhamos nossa experiência e todos os truques e macetes que usamos no dia a dia no hospital e clínicas onde trabalhamos.

Então, se tiver interesse em ter autonomia e facilidade para interpretar os Raio X, clique e conheça nosso curso preparado por quem conhece o dia a dia do profissional da saúde.

Só depende de você!

Se você gostou, compartilhe esse post com seus amigos nas suas redes sociais e marque a gente também!

Além disso, se quiser falar conosco, clique no botão abaixo que você será redirecionado para o nosso whatsapp, ok?

Instituto da Imagem

Conteúdos semelhantes

Instagram Com 500 Radiografias De Tórax Normais

Um Perfil Privado No Instagram Com 500 Radiografias De Tórax Para Acesso Rápido Durante Seu Plantão. Excelente Oportunidade! Saiba Mais.

Telerradiologia Mudando e Salvando Vidas

Assim como a tecnologia, a radiologia vive em constante evolução. A telerradiologia tem ajudado a humanidade de diversas formas...