Anatomia do Diafragma: Saiba tudo!

Anatomia do Diafragma – IMAG

Um músculo verdadeiramente importante para nós é o diafragma. Por isso, estudar a anatomia do diafragma é igualmente importante.

As grandes vozes apenas conseguem ser sustentadas por causa do diafragma, bem como nossa respiração. Por se localizar entre a região torácica e abdominal, o diafragma exerce funções essenciais nas duas regiões. 

Quando você inspira, cerca de 70% da respiração é realizada pelo diafragma. A função do diafragma é “puxar” os pulmões para baixo, ou seja, ele expande os pulmões para baixo. Além disso, no parto, o diafragma atua no aumento da pressão intra-abdominal, o que ajuda a empurrar o bebê para fora do útero. 

Já vimos que ele é importantíssimo, não é mesmo? Assim como suas funções são interessantes, sua anatomia também é de tirar o fôlego! 

Anatomia do Diafragma

Diafragma de Tirar o Fôlego - Anatomia do Diafragma - IMAG
Diafragma de Tirar o Fôlego – Anatomia do Diafragma – IMAG

O diafragma é uma camada musculotendinosa e possui três partes musculares, sendo elas esternal, costal e lombar:

  • Parte esternal: Origina-se na parte posterior do apêndice xifóide.
  • Parte costal: Origina-se nas superfícies internas das cartilagens costais inferiores e costelas 7-12. Forma um desenho semiesférico formando a cúpula diafragmática direita e esquerda, onde a cúpula direita se posiciona ligeiramente mais acima do que a esquerda devido a presença do fígado na região direita e pela presença do pericárdio na região esquerda.
  • Parte lombar: Origina-se nas vértebras lombares de L1 a L4 formando os pilares diafragmáticos. 

A inserção ocorre por meio de uma convergência para o centro tendíneo (aponeurose tendínea) diafragmático. 

O diafragma possui duas superfícies: torácica e abdominal, onde o diafragma torácico tem contato direto com os pulmões e o pericárdio. Ao mesmo tempo que o diafragma abdominal está em contato com o fígado, o estômago e o baço. 

Sua superfície possui diversas aberturas, sendo elas: abertura ou forame da cava (veia cava), hiato esofágico e hiato aórtico. Um hiato, anatomicamente falando, se assemelha a uma abertura ou orifício que permite a passagem de estruturas. As aberturas no diafragma permitem a passagem da veia cava inferior, o esôfago, os nervos vagos, a aorta descendente, etc.

A Função do Diafragma

Função - Anatomia do Diafragma - IMAG
Função – Anatomia do Diafragma – IMAG

O diafragma é o principal músculo no processo da respiração pulmonar, como dito anteriormente. 

Durante a inspiração, o diafragma contrai-se e desce, Desta forma, a pressão intratorácica reduz e comprime as vísceras abdominais. Durante a expiração, é o contrário: o diafragma relaxa e sobe, onde a pressão intratorácica aumenta e expulsa o ar dos pulmões. 

Além disso, o diafragma trabalha junto com os músculos abdominais ântero-laterais, auxiliando no aumento da pressão intra-abdominal por meio da contração. Tal ato ajuda em funções como ejetar vômito, defecar, urinar e também no parto (ou parturição). 

Anatomia do Músculo Diafragma

O Músculo - Anatomia do Diafragma - IMAG
O Músculo – Anatomia do Diafragma – IMAG

A princípio, a parte muscular do diafragma possui várias origens que se inserem juntamente no tendão central do diafragma.

  • Esternal: Face posterior do processo (apófise) xifóide.
  • Costal: Superfícies internas das cartilagens costais inferiores e costelas 7-12.
  • Lombar: Ligamentos arqueados medial e lateral (arcos lombocostais), corpos vertebrais L1-L3 (e discos intervertebrais), ligamento longitudinal anterior.

Inervação

Invervação - Anatomia do Diafragma - IMAG
Invervação – Anatomia do Diafragma – IMAG

A inervação motora do diafragma ocorre pelos nervos frênicos (C3-C5). Após penetrarem o diafragma, esses nervos o inervam pela sua superfície abdominal. Além disso, a inervação sensitiva (dor e cinestesia) na parte tendinosa central ocorre por meio dos nervos frênicos.

Contudo, as porções musculares periféricas são inervadas pelos nervos intercostais (6-11).

Conclusão

Em suma, o diafragma é uma das partes essenciais da respiração. Você pôde ver que é através dele que o movimento dos pulmões são feitos e por isso é tão importante saber sobre sua anatomia.

Desse modo, essencialmente na radiologia, ele observa e ajuda a identificar diversas patologias. Assim, o diafragma faz uma grande diferença na rotina médica do raio-x de tórax.

Você tem alguma dúvida sobre a anatomia do diafragma? Então conta pra gente!

Se gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais.

Um abraço e até logo!

Além disso, se quiser falar conosco, clique no botão abaixo que você será redirecionado para o nosso whatsapp, ok?

Instituto da Imagem

Conteúdos semelhantes

Instagram Com 500 Radiografias De Tórax Normais

Um Perfil Privado No Instagram Com 500 Radiografias De Tórax Para Acesso Rápido Durante Seu Plantão. Excelente Oportunidade! Saiba Mais.

Mini Glossário da Anatomia do Tórax no Raio X

A Anatomia do Tórax é cheia de nomes estranhos, porém com este Glossário será mais fácil entender cada estrutura. Saiba mais!